Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Saberes em Ação da Faculdade Messiânica (Fundação Mokiti Okada - FMO) é uma publicação científica periódica em fluxo contínuo, cuja área de avaliação é Interdisciplinar, sobretudo, com interesse nas áreas de Educação e Religião. A revista tem o objetivo de publicar regularmente artigos científicos e ensaios acadêmicos inéditos, assim como resenhas de publicações recentes. Os textos submetidos à avaliação devem ser redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola com o mínimo de 10 páginas e o máximo de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas, elementos pré-textuais. Não aceitamos que haja anexo ao texto do artigo ou ensaio. As submissões podem ser feitas para o dossiê cujas chamadas são publicadas no site da Saberes em Ação ou para a seção Temática Livre (desde que o conteúdo da submissão esteja de acordo com as diretrizes da revista).

Submissão de originais:

  1. O artigo, ensaio ou resenha enviado para publicação deve ser inédito e não é permitido a submissão simultânea a outro periódico.
  2. Quanto à avaliação, os artigos, ensaios e resenhas serão enviados para dois especialistas da área com que o artigo estiver relacionado, caso a submissão receba um parecer positivo e um negativo, fica a critério dos editores da Saberes em Ação optar pela publicação ou arquivamento.
  3. Com base nas recomendações dos pareceristas, os autores dos artigos, ensaios ou resenhas podem receber sugestões de modificações, quer no conteúdo quer na estrutura quer no conteúdo.
  4. Os artigos devem ser enviados sem o nome do autor, o que garante a lisura do processo de avaliação dos pareceristas no que diz respeito a possível conflito de interesses.
  5. Os avaliadores também têm seus nomes preservados, garantindo privacidade e autonomia para os pareceristas da Revista Saberes em Ação.

Formatação e instruções para submissão de artigos, ensaios e resenhas

Os artigos e ensaios devem ter entre 10 de 25 páginas (incluindo referências bibliográficas, elementos pré-textuais), as resenhas devem ter no máximo 5 páginas.

Corpo do texto: Fonte Arial 12, entrelinha 1,5, com recuo no início do parágrafo: 1,25 cm

Citações com mais de 3 linhas: Fonte Arial 10, entrelinha 1, com recuo de 4 cm

Título: Fonte Arial 14, centralizado, abaixo Título em língua inglesa em itálico

Resumo: Fonte Arial 12, entrelinha 1, seguido de 5 palavras-chave.

Abstract: Fonte Arial 12, entrelinha 1, seguido de 5 key-words.

Margens: esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm

Itálicos para palavras estrangeiras e títulos de livros e periódicos.

  1. As citações devem ser indicadas no corpo do texto, ao estilo nota americana (sobrenome do autor em caixa alta, data da publicação e número de página. Por exemplo (ALVES, 2005, p. 85) para fazer referência a: ALVES, Rubem. Religião e Repressão. São Paulo: Edições Loyola/Teológica, 2005.
  2. Solicitamos que notas de rodapé só sejam utilizadas em casos extremamente necessários e unicamente com a finalidade explicativa. Fonte: Arial, 10. Como no exemplo a seguir:

ALVES, Rubem. Religião e Repressão. São Paulo: Edições Loyola/Teológica, 2005. (para livros)

ZABATIERO,  J.  P.  T.  M.  A  fenomenologia  materialista  de  Alain  Badiou:  um  programa  de  pesquisa  para  as  Ciências  da  Religião.  Reflexão,  v.  45,  e204913,  2020. (para artigos de revistas e periódicos)

GUREVICH, Aaron. Bakhtin e sua teoria do carnaval. In: BREMMER, J; ROODENBURG, H. [org.]. Uma História Cultural do Humor. Trad. Cynthia Azevedo e Paulo Soares. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000, p.83-92. (para artigos de livros)

  1. Ilustrações só serão aceitas quando indispensáveis para a proposta do artigo ou ensaio.
  2. Os artigos, os ensaios e as resenhas só serão aceitos se forem submetidos online.

Artigos - Temática livre

Nessa seção a Revista Saberes em Ação recebe artigos de temática livre, desde que relacionadas com as temáticas Educação e Teologia/Ciências da Religião.

Resenha

A Revista Saberes em Ação aceita o envio de resenhas para serem publicadas na seção destinada para essa finalidade. Aceitam-se resenhas com a extensão de no máximo 3 páginas, de obra escrita em língua portuguesa ou estrangeira desde que a edição tenha sido publicada ou republicada nos últimos 3 anos. O autor da resenha deve colocar no início da página a referência completa da obra resenhada, após pular uma linha, coloca seu nome justificado a direita, em negrito e itálico, e em seguida o conteúdo da resenha, centralizado justificado, times 12, entrelinha 1,5, sem o título da obra que já foi dada pela referência bibliográfica..

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.